quinta-feira, 25 de junho de 2015

Bomba! Habeas corpus preventivo pede que Lula não seja preso na Lava Jato



Um habeas corpus preventivo impetrado na Justiça Federal no Paraná, nesta quarta-­feira (24), pede que o ex-­presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seja preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, caso o juiz federal Sergio Moro tome uma decisão nesse sentido.
O pedido foi feito às 16h20 de quarta e refere­-se a um possível pedido de prisão preventiva. A assessoria de imprensa do TRF­4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) confirmou.
O Instituto Lula disse que nega que o ex-­presidente tenha entrado com o pedido. Segundo o instituto, qualquer cidadão poderia fazer esse pedido. A assessoria de Lula encara a atitude como de “alguém preocupado com o ex-presidente” ou “como uma provocação”.
“O Instituto Lula estranha que sua divulgação parta do senador Ronaldo Caiado (DEM­GO)”, afirma o instituto em nota. Caiado, um dos principais oposicionistas do Senado, divulgou em seu Twitter nesta quinta que Lula teria entrado com o pedido por receio de ser preso. “O ex­-presidente não é investigado na operação Lava-­jato”, conclui o instituto.
Entre os assuntos relacionados na solicitação —feito em uma ação que envolve o ex-­diretor da Petrobras Nestor Cerveró – constam “‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos ou valores oriundos de corrupção” e “prisão preventiva”.
Lula tem dito a aliados que a prisão dos presidentes da Odebrecht e da Andrade Guiterrez é uma demonstração de que ele será o próximo alvo da operação que investiga um esquema de corrupção na Petrobras.
Nas conversas, ele se mostra preocupado pelo fato de não ter foro privilegiado, podendo ser chamado a depor a qualquer momento. Por isso, expressa insatisfação que o caso ainda esteja sob condução do juiz Sérgio Moro.
Apesar do argumento de que outros partidos podem ser afetados pelos desdobramentos da investigação, a tensão é maior entre petistas. Desde o fim de 2014, a informação, que circulava no meio empresarial e político, era de que Marcelo Odebrecht não “cairia sozinho” caso fosse preso.
A empresa sempre negou ameaças. Entre executivos e políticos, contudo, as supostas ameaças eram vistas como um recado ao PT dada a proximidade entre a Odebrecht e Lula ­a empresa patrocinou viagens do ex-­presidente ao exterior, para tentar fomentar negócios na África e América Latina.

Um comentário em “Bomba! Habeas corpus preventivo pede que Lula não seja preso na Lava Jato”

  1. pericles
    Como todo mundo sabe, QUALQUER MANÉ pode pedir um habeas corpus ( deveria ser habeas COPUS ), Já ficou provado que quem deu entrada foi uns manés ligados ao PSDB do competente e democrático Richa.
    Agora já que tu és bem informado, me conta e é verdade que Ronaldo Caiado é VIADO ou não ?
    Dizem que o cara da um brioco que chora, é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário