sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Vice assume cargo de prefeita foragida, no Maranhão

Malrinete Gralhada (PMDB), está sendo empossada no Fórum da cidade.
Posse na Câmara dos Vereadores está marcada para às 17h.

A vice-prefeita de Bom Jardim, Malrinete Gralhada (PMDB), está sendo empossada no fórum da cidade pelo juiz Cristóvão Sousa Barros, titular da 2ª Vara da Comarca. A posse deveria ter sido feita pela Câmara de Vereadores de Bom Jardim na manhã desta sexta-feira, mas o presidente da casa não estava na cidade.

A justiça já havia concedido nesta quinta-feira (27) um mandado de segurança determinando que  Malrinete Gralhada assumisse imediatamente a prefeitura da cidade, que está sem gestor desde que a prefeita Lidiane Leite da Silva, de 25 anos, fugiu após ter a prisão decretada pela "Operação Éden", da Polícia Federal.

Entenda
O caso de desvios em Bom Jardim ganhou repercussão nacional após uma reportagem exibida no telejornal Bom Dia Brasil mostrando a precariedade das escolas no município. A TV Globo obteve com exclusividade acesso a documentos da investigação de supostos desvios de recursos públicos da merenda escolar e da reforma de escolas.

No dia 20 de agosto foram cumpridos mandados de busca e apreensão e prisão de suspeitos por desvios de verbas da merenda escolar, da reforma de escolas, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Na ocasião foram presos os ex-secretários de Agricultura, Antônio Gomes da Silva, conhecido como 'Antônio Cesarino' – também presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim (STTR) – e de Assuntos Políticos, Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, namorado da prefeita de Bom Jardim, Lidiane Leite.

A prefeita, que também tem um mandado de prisão preventiva em aberto, está foragida desde então. O nome dela foi incluído na lista vermelha de Interpol, que busca foragidos em todo o mundo.

Na última quarta-feira (26) ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, negou o pedido de habeas corpus da prefeita. Se Lidiane Leite não se apresentar até o próximo domingo (30) à Polícia Federal, ela pode perder seu mandato na prefeitura de Bom Jardim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário