quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Adriano Sarney diz que atual governo está se apropriando de obras do governo passado

Adriano Sarney diz que atual governo está se apropriando de obras do governo passado
Dep. Adriano Sarney | foto: Kristiano Simas/ Agência Assembleia

Ao ocupar a tribuna, na manhã desta quarta-feira (26), o deputado Adriano Sarney (PV) declarou que o atual governo está anunciando como se fossem suas obras planejadas e iniciadas no governo anterior.

“Gostaria hoje de denunciar aqui o que eu considero ser a maior apropriação indébita de obras que o Maranhão já presenciou”, afirmou o deputado. Ele citou como exemplo o programa Mais Saneamento Básico, anunciado pelo governador Flávio Dino. “É muito fácil pegar obras do governo passado e trocar o nome, colocar o “Mais” na frente e dizer que são iniciativas do atual governo”, frisou Adriano Sarney.

Ele acrescentou que desde o governo passado já estava em andamento um programa de saneamento básico que vinha se viabilizando graças aos esforços da então governadora Roseana Sarney e do então secretário de Saúde, Ricardo Murad: “Eles levantaram R$ 300 milhões em Brasília para o pacto de saneamento básico. O próprio ex-ministro Gastão Vieira viabilizou, enquanto ministro do Turismo, recursos. Recursos esses que estão sendo utilizados agora no Rio Calhau e no Rio Pimenta. A obra do governo atual é com recursos do Ministério do Turismo, angariados no governo passado”.

Adriano Sarney citou também como exemplo a Estação de Tratamento de Esgoto do Vinhais, iniciada junto com as obras da Via Expressa. “Aquela obra está 90% pronta. Aí vão pegar as obras meio caminho andado, meio caminho não, 90% do caminho andado, vão dizer que todas as melhorias são do governo atual, que são do Mais Saneamento Básico”, discursou Adriano Sarney na tribuna.

O deputado observou que todos os recursos que o atual governo está usando, em programas como ‘Mais Asfalto’ e ‘Mais Saneamento Básico’, são oriundos do caixa deixado pelo governo passado, mediante financiamento do BNDES.

“Daqui a pouco o governador Flávio Dino e seus deputados aqui nesta Casa, só não gostaria que faltasse aqui a honestidade intelectual para vir a esta tribuna dizer que o Italuís não se chama mais Italuís, e que se chama Mais Dutos. Porque o Italuís, para quem viaja e sai da grande ilha, pode ver que está 95% pronto. E vão dizer agora que o Italuís não é Italuís, que é o Mais Dutos para água de São Luís, é isso que vão falar”.

Adriano Sarney frisou que os parlamentares governistas agem de forma errada, na Assembleia Legislativa, quando tentam passar a ideia de que o governo passado não fez nada e de que tudo está começando no atual governo.

“Este programa Mais Asfalto, volto a repetir, só existe por causa dos recursos do BNDES. Então, vamos chegar aqui nesta Casa e trabalhar pelo Maranhão. Não é nenhum favor o governo atual dar prosseguimento e concluir as obras que foram começadas no governo passado”.

Adriano Sarney explicou que não discorda da ideia do deputado Othelino Neto (PCdoB) de dar o nome do ex-governador Jackson Lago ao hospital construído no município de Pinheiro.

“Não vejo nenhum problema. Já que é para a gente colocar o nome de Hospital Jackson Lago, vamos colocar, mas se precisa dizer que se trata de uma iniciativa do governo passado. Vamos subir aqui e dizer, obrigado também à governadora Roseana Sarney por ter feito o hospital de Pinheiro para que nós possamos assim homenagear o Dr. Jackson Lago e o PDT”, ressaltou Adriano Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário