segunda-feira, 11 de abril de 2016

Túneis e buraco são encontrados e fugas abortadas em dois presídios

Túneis e buracos são encontrados nos presídios do Piauí  (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

Dois túneis e um buraco foram encontrados durante o fim de semana após vistorias feitas nas penitenciárias Irmão Guido e Casa de Custódia, ambas em Teresina e os agentes conseguiram abortar três fugas. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), nenhum preso conseguiu fugir.

A primeira tentativa de fuga ocorreu no sábado (9) quando detentos da Penitenciária Irmão Guido fizeram um buraco na parte superior da gaiola que dá acesso à laje, mas foram interceptados pelo policial militar que estava de plantão.

Já no domingo (10), na Casa de Custódia, um policial militar, de guarda na unidade, percebeu uma movimentação estranha em um dos pavilhões e repassou informações à Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe). Imediatamente, as providencias foram adotadas, junto com os agentes penitenciários de plantão.  A Força Tática do Promorar foi acionada para coibir a ação dos presos.

Após realizarem vistoria na unidade, detectaram um túnel sendo aberto no pavilhão G. Ao prosseguirem com a vistoria, outro túnel  foi localizado dentro do pavilhão F. Após as tentativas frustradas nas duas unidades, foi realizada a contagem dos presos e ficou constatado que nenhum deles fugiu.

Motim em Parnaíba

Detentos da Penitenciária Mista de Parnaíba, no Litoral do Piauí, realizaram na noite de sexta-feira (9) um motim na unidade prisional. Segundo a direção do presídio, presos de sete alas da penitenciária se amotinaram e atearam fogo em colchões e outros objetos. Nenhum preso ficou ferido.

Em dezembro do ano passado, a mesma penitenciária foi alvo de incêndio durante um motim. Em ambos os casos, parte da estrutura da unidade foi queimada pela ação dos detentos.

O Corpo de Bombeiro foi acionado para controlar o fogo. A Tropa de Choque, Forças Táticas da Polícia Militar, Bope, Rone também foram chamadas. A Secretaria de Justiça (Sejus) disponibilizou o Comando de Operações Prisionais (COP) para garantir segurança à unidade.Efetivos da PM e da Rone de Teresina também deram suporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário