terça-feira, 26 de abril de 2016

Governo lança a primeira Agritec de 2016 no município de Codó

Feira da agricultura familiar iniciou na última segunda-feira no município de Codó. Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio do Sistema SAF (composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar – SAF, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – Agerp e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão- Iterma), lançou na segunda-feira (07), na Câmara dos Dirigentes Logística- CDL, no município de Codó, a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) que terá sua primeira edição no município de Codó. O agricultor familiar vai ter a oportunidade de conhecer e ter acesso às tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento da produção maranhense.
A Feira é uma verdadeira vitrine de oportunidades para o homem do campo, geração de renda e empreendedorismo rural. A Agritec de Codó acontecerá no Parque de Exposição Walter Zaidan, Bairro São Benedito, com atrações musicais, gastronomia, workshop, exposição de animais, promoções e divulgações de produtos oriundos da agricultura familiar, criando espaços para comercialização e fortalecendo a identidade dos grupos produtivos.
“O governador Flávio Dino sabe da importância que o agricultor familiar tem para o crescimento do nosso estado. Nós, representando os movimentos sociais, estamos muito felizes de fazer parte da Agritec, desde a mobilização até sugestões de curso que irá ajudar todos nós agricultores familiares, afirmou Edsonete Gomes, representante do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu- MIQCB
As Agritecs integram um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de criar espaços para troca de experiências e ampliar os conhecimentos tecnológicos para beneficiar os agricultores familiares maranhenses.
“Com o desenvolvimento de vocações e potenciais regionais dos produtores do Maranhão, há uma mudança significativa para um autêntico ciclo de prosperidade no setor produtivo. Vamos trabalhar para que as Agritecs tragam grandes mudanças para nosso agricultor familiar”, afirmou o secretário adjunto de Comercialização e Organização Produtiva da SAF, Chico Sales.
Este ano, por determinação do governador Flávio Dino, cinco municípios, representando territórios, sediarão a Feira, são eles: Codó (Território Cocais), Grajaú (Pré Território do Médio Sertão), Zé Doca (Território Alto Turi e Gurupi), Viana (Território Campos e Lados) e Chapadinha (Território Baixo Parnaíba).
O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Agerp, SaydZaidan, reforçou o compromisso da Instituição em garantir assistência técnica e extensão rural de qualidade e continuada para os agricultores rurais do Maranhão.
“A vinda da Agritec para Codó mostra o esforço do governo para com o trabalhador rural, visto que o evento visa beneficiar e qualificar os produtores. No município de Codó será realizada a maior feira de agricultura de todo o Estado do Maranhão”, enfatizou o prefeito do município, Zito Rolim.
A Embrapa e o Sebrae durante o evento de lançamento reafirmaram o compromisso e parceria na realização das Agritecs. As instituições foram unânimes ao afirmar que a Feira é um espaço de grandes conhecimentos e troca de experiências que resulta na qualidade de vida do agricultor maranhense.
As Agritec’s de 2015 capacitou aproximadamente 5 mil agricultores e atraiu mais de 70 mil visitantes. Foram comercializados cerca de 536 mil reais e os agricultores ainda tiveram a oportunidade de fechar contratos com instituições financeiras na ordem de R$2.034.734,00.
A Agritec é uma realização do Sistema SAF, Embrapa/Cocais, Sebrae, Prefeituras Municipais e Movimentos Sociais (ACONERUQ, FETAEMA, FETRAF, MIQCB e MST.
O lançamento da Agritec do Território dos Cocais contou com a presença marcante dos movimentos sociais, Sindicatos dos trabalhadores rurais de diversos municípios vizinhos, representando a Câmara de vereadores de Codó, o vereador Pedro Belo, o Secretário de Agricultura, Cordeiro da City, a Gerente Regional do SEBRAE Caxias, Milena Cabral,Valdemício de Sousa, chefe geral da Embrapa Cocais, Chefe regional da Agerp de Codó, Roseane Lobo, além de agricultores familiares, instituições financeiras e academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário