terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Coronel revela que Estado mandará 21 novos PMs para Codó, Timbiras, Coroatá e Peritoró

Publicamos ontem, 3, release produzido pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado dando conta de que “até o fim de 2014, o Maranhão era o Estado com o maior déficit de policiais militares do país, com um efetivo de 8.409 militares, uma proporção de um policial para cada 832 habitantes”.
O mesmo informe também dizia que “ em apenas um ano de gestão do governador Flávio Dino, foram incorporados mais de 1.300 policiais militares ao quadro do sistema de segurança pública, com a incorporação dos novos soldados, o efetivo da Polícia Militar passa a ser de mais de 9.700 policiais”.
Todavia a sequência do texto citava cidades contempladas com formação de novos membros.
De certo que há uma diferença entre formação de novos policiais (Codó foi centro de formação de turma à época do tenente-coronel Jairo Xavier da Rocha) e ganhar novos policiais.
Por isso mesmo uma dúvida ficou no ar – se a exclusão de Codó já começava a partir da formação ou se, depois dela, que ocorreu em vários outros municípios menos aqui, nós ganharíamos nossos novos policiais.
Dizia o texto:
“Tanto a capital quanto os polos regionais do interior foram contemplados com a formação de novos membros da Polícia Militar. Foram formados 891 policiais em São Luís, 189 no polo de Imperatriz, 81 em Presidente Dutra, 69 em Caxias, 70 em Pindaré-Mirim e 44 em Pinheiro”, escreveu a SECOM
PALAVRAS DO COMANDANTE
Por conta desta dúvida o blogdoacelio procurou o tenente-coronel Jurandir de Sousa Braga sobre esta situação e nosso questionamento principal foi um só – ganhamos ou ganharemos alguns destes tão propalados 1.500 novos policiais?
Pelas contas do comandante do 17º BPM, deve-se subtrair  da conta algo em torno de 320 homens.
“2014 contabiliza 8.400 PMs. Em 2015 foram chamados cerca de 1.300 excedentes. Só falta subtrair desse total os 320, média anual, que deixaram a PM em 2015 por aposentadoria, morte, invalidez, expulsão ou solicitação voluntária”, explicou
Na sequência revelou qual a previsão de novos policiais a serem enviados para o 17º BPM. 21 PMs serão distribuídos entre Codó, Timbiras, Coroatá e Peritoró.
“(…) Desses 1.300, nos cursos realizados na capital virão 7 PMs para Codó e nos cursos do interior virão 14 de Caxias. Total 21 PMs”, escreveu
Perguntei então – QUANDO CHEGARÃO, tem previsão?
“Não. Recolheram o uniforme dos formandos e os mesmos foram dispensados para aguardar a nomeação no Diário Oficial do Estado”, respondeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário