sábado, 20 de fevereiro de 2016

Pré-candidatos intensificam articulação para a disputa das eleições 2016 em São Luís



Pré-candidatos a prefeito de São Luís intensificaram, ao longo da semana, articulação política para as eleições 2016. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que busca a reeleição, conseguiu neutralizar uma movimentação da deputada federal Eliziane Gama (Rede), considerada a principal adversária do pedetista. A deputada estadual Andrea Murad e o vereador Fábio Câmara, ambos do PMDB, foram à Brasília gravar programa político e o deputado federal João Castelo (PSDB) assegurou, em evento do PSDB, que será o candidato a prefeito do partido.
Edivaldo Júnior consolidou, numa articulação costurada junto ao presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), a aproximação entre o PDT e o PR para as eleições do mês de outubro.
Ele ofereceu o cargo de secretário de Articulação Política ao ex-deputado Hélio Soares, que foi indicado justamente por Ogum para o posto.
Com a movimentação, Edivaldo conseguiu neutralizar uma investida de Eliziane Gama no partido. A pré-candidata tentava uma aproximação ao PR para a construção de uma coligação partidária para a disputa eleitoral. No início do ano, ela já havia conseguido o PP, do primeiro vice-presidente da Câmara Federal, Waldir Maranhão.
Eliziane Gama segue conversando com partidos e lideranças políticas para as eleições.
Gravação – No início da semana os pré-candidatos a prefeito pelo PMDB, Andrea Murad e Fábio Câmara também se movimentaram em direção à corrida eleitoral.
Ambos foram à Brasília fazer a gravação do programa político do PMDB nacional, que será veiculado nas próximas semanas na televisão. Tanto Andrea quanto Câmara, buscaram estreitar os laços com lideranças políticas do partido no âmbito nacional. Fábio Câmara foi recebido pelo senador Edison Lobão e assegurou, em nota, contar com o apoio do peemedebista.
Já o pré-candidato do PSB, Bira do Pindaré, que atua como secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, passou a semana mantendo contato com lideranças políticas de partidos, como do PSL, em busca de aliança. Ele também foi convidado a ingressar no Solidariedade para concorrer as eleições de outubro.
Mais
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, chegou a afirmar a O Estado que iria manter o seu nome à disposição do PSDB para a disputa eleitoral em São Luís. Na última quinta-feira, contudo, durante encontro da juventude do partido, ele não assumiu pré-candidatura.
Executiva nacional do Rede reafirma candidatura de Gama
A executiva nacional do Rede Sustentabilidade reafirmou ontem, por meio de nota, a pré-candidatura da deputada federal Eliziane Gama para a Prefeitura de São Luís. A manifestação do partido ocorreu após ter sido cogitado, nos bastidores, a saída da parlamentar para outra sigla no período dos 30 dias abertos para que políticos em exercício de mandato migrem de legenda sem correr o risco de perder a função pública.
“Em razão das especulações geradas pela imprensa maranhense em torno do apoio do partido nas eleições municipais em São Luís, a Rede Sustentabilidade vem a público reafirmar veementemente o apoio à pré-candidatura da deputada federal Eliziane Gama à Prefeitura da capital maranhense”, destaca trecho da nota.
O partido colocou Gama como uma das prioridades da legenda no âmbito nacional para as eleições 2016 e assegura que não há qualquer fundamento a informação de que há “acenos” para outras legendas.
“Além disso, esta executiva nacional já trabalha conjuntamente com o elo estadual da Rede no Maranhão para estabelecer uma ação comum com o objetivo de fortalecer a pré-candidatura da deputada Eliziane, em relação à definição de um programa de governo, da política de alianças e demais iniciativas necessárias como forma de consolidar a candidatura da Rede na cidade de São Luís”, finaliza o texto.
João castelo quer disputar pelo PSDB (Foto: Arquivo)
João Castelo afirma que será candidato a prefeito pelo PSDB
Carlos Brandão, por outro lado, admite conversas com a pré-candidata Eliziane Gama para possível filiação no PSDB
O deputado federal e ex-prefeito de São Luís, João Castelo, afirmou na última quinta-feira, durante encontro da Juventude do PSDB, que será o candidato do partido na capital.
Mais bem colocado nas pesquisas de intenções de votos dentre os tucanos, ele afirmou que será candidato para “salvar a cidade” do atual gestor, Edivaldo Holanda Júnior (PDT). Edivaldo derrotou Castelo nas eleições de 2012.
“O PSDB sou eu e anuncio que sou candidato a prefeito de São Luís”, afirmou durante a abertura da solenidade, realizada no auditório da Assembleia Legislativa.
Castelo afirmou que conta com o apoio da cúpula nacional da legenda. Ele também disse que o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, o garantiu “carta branca” para entrar na disputa.
“Vou me candidatar a prefeito de São Luís para salvar essa nossa cidade que está abandonada”, completou.
Impedido de disputar a eleição para o Senado da República em 2014 pelo diretório estadual do PSDB, Castelo mandou recado para o vice-governador Carlos Brandão, presidente do partido no Maranhão. “Eu quem coloquei o Brandão e vou querer que ele permaneça [no comando do partido]”, disse.
Convite – Em completa desarmonia em relação ao pronunciamento de Castelo, Carlos Brandão admitiu a O Estado, que já manteve conversas com a deputada federal Eliziane Gama (Rede) para uma possível filiação da pré-candidata no PSDB.
Ele disse que apesar de já ter tratado do tema com Gama, não conversou ainda com o partido sobre a possibilidade. “Eliziane é amiga nossa de muito tempo, e política a gente faz é conversando. Mas essa discussão tem que passar pelo partido. O problema é que quando se tem uma conversa as especulações crescem. Mas ela é uma candidata forte, tem todas as condições, já que está bem nas pesquisas e com certeza se quiser vir para o partido será bem vinda”, finalizou

Nenhum comentário:

Postar um comentário