segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Presidente do Conselho de Ética já arquivou três denúncias em 2015

João Alberto analisou representações e as considerou improcedentes; uma das ações era contra Delcídio
 
 
O senador João Alberto (PMDB-MA), presidente do Conselho de Ética do Senado, arquivou três denúncias contra colegas este ano. Uma das engavetadas é justamente contra o senador Delcídio do Amaral. Ele foi acusado por um cidadão de ser “mentor e executor” de fraudes na Petrobras. O peemedebista alegou que a acusação era baseada apenas em notícias de jornal. (Coluna Expresso)

Preocupante - Primeira morte por Zika vírus ocorreu no Maranhão, aponta instituto

O Instituto Evandro Chagas confirmou hoje (27) o primeiro caso de morte por vírus Zika no país. A doença é transmitida por meio da picada do Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya.
Segundo o instituto, o paciente morava no Maranhão e a morte ocorreu em junho. O caso foi encaminhado para a instituição, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas.
O paciente tinha lúpus, uma doença que afeta o sistema imunológico, e por isso não resistiu à zika. O Instituto Evandro Chagas notificou o Ministério da Saúde.
A assessoria do ministério disse que recebeu os dados, analisa as informações repassadas e vai divulgar um posicionamento sobre o assunto na próxima semana.
O vírus Zika é caracterizado por febre baixa, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, dores nas articulações e erupção cutânea com pontos brancos e vermelhos, além de dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas. A maior parte dos casos não apresenta sintomas. O tratamento é sintomático com uso de paracetamol para febre e dor, conforme orientação médica.
Os casos de vírus Zika vem chamando atenção nas últimas semanas devido a possíveis ligações da doença com o aumento de microcefalia no Nordeste.

Abraji cobra investigação do assassinato de blogueiros no MA

Ítalo Diniz e Roberto Lano podem ter sido assassinados em decorrência da atuação profissional
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) demonstrou preocupação com os recentes assassinatos de blogueiros no Maranhão. A entidade diz que apura as circunstâncias das mortes de Ítalo Diniz e Orislândio Roberto Araújo, conhecido como Roberto Lano.

"A Abraji insta as autoridades maranhenses a apurar com precisão e celeridade a motivação de cada um dos crimes. É preciso esclarecer se as execuções foram consequência do que os blogueiros publicavam e punir os responsáveis", destaca.

Lano foi assassinado com um disparo na cabeça quando andava de moto com a mulher no último sábado (21/11), na cidade de Buriticupu, região centro-oeste do Maranhão. Já Diniz, de 30 anos, morreu após ser atingido por três tiros disparados por um homem em uma moto em Governador Nunes Freire, no extremo norte do estado.

Os dois mantinham blogs nos quais criticavam políticos locais, além de publicar e reproduzir reportagens sobre a região. Segundo a entidade, colegas de Diniz acreditam que o crime foi represália à sua atuação no blog. 

Luciano Tavares, outro comunicador de Governador Nunes Freire, disse ao Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) que o colega “irritava apoiadores do ex-prefeito da cidade [adversário do atual]” com suas críticas. Além dele, uma pessoa próxima ao blogueiro relatou à Abraji estar certa de que a morte teve razões políticas. 

Situação semelhante acontece com Roberto Lano. Cinco dias antes de ser morto, ele publicou em seu blog uma crítica ao atual prefeito de Buriticupu José Gomes (PMDB). O comunicador também era conhecido por sua atividade como promotor de eventos na região e locutor.

A polícia do Maranhão ainda não conseguiu determinar se os assassinatos têm relação com as atividades de Diniz e Lano como comunicadores. O delegado Guilherme de Sousa Filho, responsável pelo caso de Diniz, afirma que essa é uma das possibilidades investigadas. Sobre o caso de Lano, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informa em nota que “a polícia trabalha com várias linhas de investigação”.

Idosa passa mal dentro do Bradesco e morre na praça Gonçalves Dias


Uma idosa, identificada como Alzira Evangelista, de 87 anos, que morava no povoado Bananalzinho, morreu na manhã desta segunda-feira (30) após passar mal dentro da agência bancária do Bradesco no centro de Caxias. Segundo informações de testemunhas, a mulher, aguardava na fila para receber atendimento, revalidar a senha do cartão e fazer a prova de vida, quando passou mal por conta da longa espera e do calor insuportável que fazia no interior da agência.

A idosa foi socorrida pela filha, identificada como Alzira, residente na Praça da Chapada, que a trouxe de dentro da agência para a praça Gonçalves Dias, mas a mulher já estava sem os sinais vitais e entrou em óbito no local.

No Hospital Sírio-Libanês deputado Humberto Coutinho recebe visita do governador Flávio Dino e amigos


O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), recebeu na manhã desta segunda-feira (30), no quarto do Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, as visitas do deputado federal Weverton Rocha, governador do Maranhão Flavio Dino, entre outros amigos.
Coutinho permanece hospitalizado sob cuidados médicos e será submetido a procedimento cirúrgico de videolaparoscopia – procedimento de endoscopia no qual se visualiza a cavidade abdominal por meio de uma videocâmara.
Durante a cirurgia, o médico Paulo Hoff fará três perfurações de entrada do bisturi, da câmera e iluminação pra retirado da lesão no intestino.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Estuprador e assassino da menina Maisa está em cela separada para evitar que seja morto em Pedrinhas



O estuprador e assassino da menina Maísa Moreno, José Ribamar dos Santos Protázio, 26 anos, conhecido como ‘Diguinê’(foto), não corre risco de ser assassinado no presídio de Pedrinhas, para onde foi levado após ser apresentado à imprensa, durante entrevista coletiva, na tarde quarta-feira (25).

A informação foi passada pelo Secretário de Segurança, Jefferson Portela, em entrevista no programa ‘Comando da Noite’, na Rádio Timbira, na noite de quarta. “Sabemos que existe certa intolerância, por parte de alguns detentos, com estupradores. Por isso mesmo, decidimos colocar estupradores separados dos demais detentos”, disse.

‘Diguiné’, que contou todos os detalhes do crime bárbaro à polícia, é tido como um sujeito frio que, em nenhum momento esboçou algum remorso, sentimento de culpa ou arrependimento, por ter estuprado e assassinado a menina Maísa Moreno. Por essa frieza ao relatar a ação criminosa, a polícia vai investigar para saber se ele cometeu crimes semelhantes contra vulneráveis na cidade de Urbano Santos. Pode se tratar de um maníaco contumaz.

À imprensa, 'Diguiné' apenas disse lembrar que estava bêbado quando decidiu convidar a menina para ir a um matagal, onde terminou sendo estuprada e assassinada.

Revoltados com o crime, detentos de Pedrinhas estariam distribuindo mensagens de áudio nas redes sociais, onde dizem que pretendem matar o estuprador, mas ele está isolado desses detentos que poderiam ‘fazer justiça com as próprias mãos’, no presídio de Pedrinhas.

Procon-MA orienta consumidores sobre temporada de liquidações

Black Friday ocorre nesta sexta-feira (27) e abre período de promoções.
É preciso ter cuidado para não cair em golpes ou levar prejuízo.

Do G1 MA
Procon-MA orienta consumidores sobre temporada de liquidações (Foto: Flora Dolores / O Estado) 
Compras em lojas físicas e virtuais têm
orientações diversas (Foto: Flora Dolores)

Com a chegada da Black Friday, que ocorre em todo o país nesta sexta-feira (27), e as grandes promoções e liquidações de fim de ano, crescem as dúvidas dos consumidores sobre quais são seus direitos durante essas ações. É preciso ter cuidado para não cair em um golpe ou levar prejuízo, sobretudo com vendas pela internet. As orientações são da coordenadora do Instituto de Proteção e
Defesa do Consumidor (Procon-MA) de Imperatriz (MA), no leste do Estado, Tereza Perpétuo.

A primeira dica é evitar deixar se levar pelas promoções e deixar o planejamento com as finanças pessoais de lado, sobretudo em tempos de crise. Algumas lojas podem ter aumentado os valores dos produtos antes da temporada de liquidações, e por isso o consumidor deve ter bem claro o que realmente precisa e monitorar os preços em, no mínimo, três lojas, sejam elas físicas ou virtuais, para constatar se o preço daquele produto é promocional ou não.

“É muito importante o consumidor fazer pesquisas de preço, porque ele deve monitorar o preço daquele produto que ele necessita comprar, fazer planejamento, fazer pesquisa de preços antecipadamente, antes dessas grandes, dessas megaliquidações, e também no dia das liquidações”, orienta a coordenadora.

Número de casos de microcefalia no Maranhão sobe para 10, diz governo

Número de casos de microcefalia no Maranhão sobe para 10, diz governo

Casos contabilizados foram registrados em nove cidades maranhenses.
Secretário de saúde descarta surto da doença no Maranhão.

Do G1 MA 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou nesta quinta-feira (26) novos números de casos de microcefalia no Maranhão em 2015. Segundo o relatório, foram registrados dez casos no estado até o momento.

Os casos foram registrados nas cidades Coroatá, São Francisco do Brejão, Buriticupu, São José de Ribamar, Barra do Corda, Chapadinha, Dom Pedro. O acréscimo dos três novos casos ocorreu com o surgimento de um caso em São Luís e dois em Santa Inês.

No último dia 16 o secretário de Saúde, Marcos Pacheco descartou surto da doença no estado.

Estado de emergência
Um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na última terça-feira (24), mostra que já foram notificados 739 casos suspeitos de microcefalia em 160 cidades de nove estados do país. A principal hipótese para o surto continua sendo o contágio por zika vírus – identificado no Brasil pela primeira vez em abril.

O aumento expressivo no número de casos de microcefalia na Região Nordeste fez com que o Ministério da Saúde declarasse estado de emergência em saúde pública. O maior número de ocorrências ocorreu em Pernambuco – 487. Depois de Pernambuco, os estados com mais registros são Paraíba (96), Sergipe (54) e Rio Grande do Norte (47).

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Humberto Coutinho tem diagnóstico de nova lesão no intestino

Humberto Coutinho enfrentará novo tratamento contra o câncer

Nota
O Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Humberto Coutinho, submeteu-se a exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), nos quais foi constatada uma nova lesão no intestino grosso.
A junta médica que o atende, coordenada pelo médico Paulo Hoff, pediu novos exames para decidir se adotará intervenção cirúrgica ou quimioterápica.
Humberto Coutinho encontra-se no hospital paulista acompanhado da sua esposa, Dra. Cleide Coutinho, dos filhos George e Geórgia e de familiares.
Assim que a junta médica decidir o procedimento adequado para o tratamento do deputado, serão dadas novas informações.
Carlos Alberto Ferreira
Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa

Juiz da Vara da Infância e da Juventude determina fechamento do "Bar O Berrinha"


O juiz Antônio Manoel Araújo Velozo, titular da 4ª Vara de Caxias e responsável pela Vara da Infância e da Juventude, determinou o fechamento do estabelecimento conhecido como “Bar do Berrinha”. O motivo foi a presença de três adolescentes (meninas) que estavam consumindo bebida alcoólica no bar, estando ainda no bar depois das 23h desacompanhadas de pais ou responsáveis, desobedecendo, assim, o disposto na portaria do "Toque de Acolher", baixada pelo magistrado. A averiguação das menores no bar foi feita pelos Comissários de Menores, e o bar ficará fechado por 15 dias.
De acordo com a portaria editada pelo juiz, fica proibida a entrada e permanência de crianças e adolescentes desacompanhadas de pais ou responsáveis (ascendentes e colaterais até terceiro grau) após as 23h (toque de acolher), em qualquer dia da semana, em estabelecimentos comerciais denominados bares, lanchonetes ou similares (pizzarias e churrascarias), ou outros que comercializem bebidas alcoólicas, a exemplo de Balneário Veneza, Balneário Maria do Rosário, Mirandão, Bar do Gordo, Clube Sol da Meia-noite, Lava Car, Bernardino Eventos, Forrozão do Belém, Bar da Currutela, e adjacentes, bares localizados na Avenida 01 do Conjunto Cohab.
“Antes de fazer uma análise desse artigo é oportuno relembrar que o dever de cada cidadão ou instituição tem na proteção dos direitos infanto-juvenis e prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos das crianças e adolescentes, conforme artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente. E a referente portaria do toque de acolher tem o objetivo de resguardar isso, esse condão da prevenção”, diz Antônio Manoel Velozo.
E continua: “O intuito é, juntamente com a família, comunidade e poder público, defender e preservar esses direitos que são fundamentais ao desenvolvimento saudável do público infanto-juvenil. Não é nosso objetivo proibir o acesso ao lazer e à diversão, oferecidos pelas instituições, mas também disciplinar esse acesso e permanência, de cunho eminentemente preventivo”.
Além do fechamento do estabelecimento por quinze dias, a decisão condena o dono do bar ao pagamento de multa da ordem de 3 salários mínimos. De acordo com a sentença, Cleomilton Lia, o “Berrinha”, proprietário do estabelecimento, já havia sido autuado anteriormente pelo mesmo motivo. Para fundamentar a decisão, o magistrado citou o Estatuto da Criança e do Adolescente e a portaria emitida pela 4ª Vara de Caxias.