terça-feira, 31 de maio de 2016

"CAIU A BATINA": Falso padre que atuou no Maranhão é preso na PB

















Um homem é suspeito de atuar como falso padre em vários Estados. Ele foi preso no final da tarde do último domingo (29) no município de Sousa (PB) e segundo agentes do Grupo Tático Especial (GTE) da Polícia Civil (PC), foi identificado como Antônio Artagnan de Lima, 40 anos. 

O falso padre está sendo acusado de estelionato e também corrupção de menores. O delegado do GTE de Sousa, Carlos Seabra, explicou que os policiais tiveram conhecimento de que Antônio Artagnan estava na região e conseguiram prendê­-lo em uma pousada, no momento em que ele estava se preparando para viajar para João Pessoa. 

De acordo com investigações, o suspeito atuava como falso padre sobretudo em cidades interioranas do Nordeste, mas também já tinha atuado em Brasília. A prisão dele se deu após troca de informações entre as polícias dos Estados do Ceará, Brasília e Paraíba

Atualmente, Antônio dizia que havia se convertido ao protestantismo e veio para a Paraíba a convite de um pastor para fazer pregações na cidade de Nazarezinho, no Sertão do Estado. Antônio, conhecido também como Frei Rodrigues e Missionário Artagnan, é natural da cidade de Forquilha, no estado do Ceará, mas estava residindo em Brasília antes de ter viajado para o Sertão paraibano. 

Contra ele havia um mandado de prisão por estelionato expedido pela 2ª Vara da Execução Penal de Fortaleza, no Ceará, e também há acusações de envolvimento com corrupção de menores no Rio Grande do Norte. Em depoimento à polícia, o suspeito confessou que fingia ser sacerdote, chegando a receber confissões, realizar batizados e casamentos em cidades do Ceará, Maranhão e Piauí. Ele foi encaminhado para a Colônia Agrícola Penal de Sousa e em seguida será levado para a capital do Ceará.

Jornal da PB com edição do iCaxias

Idoso é preso suspeito de aliciar garota de 14 anos no Litoral do Piauí


Menina relatou aos parentes que o homem oferecia dinheiro a ela.
Polícia Civil de Luís Correia vai ouvir depoimentos e investigar o caso.


Delegacia de Luís Correia, Litoral do Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)Suspeito foi levado para a Delegacia de Luís Correia, Litoral do Piauí (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Um homem de 60 anos foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia, no Litoral do Piauí, após marcar um encontro com uma garota de 14 anos na noite da segunda-feira (30) no shopping da cidade. A adolecente relatou aos parentes que o homem a aliciava quando ela ia para a escola.
De acordo com o major Antônio Pacífico, da Companhia de Policiamento Turístico de Luís Correia (Ciptur), os policiais foram acionados pela família da menor por volta das 20h. Eles orientaram a menina a marcar propositalmente o encontro com o suspeito para que os policiais conseguissem flagrar o idoso.
"A menina falou que esse homem oferecia dinheiro quando ela estava indo para escola. O encontro foi marcado e a polícia acompanhou. Quando chegamos lá vimos o idoso, perguntamos o que ele estava fazendo ali e ele disse que estava esperando uma pessoa. Mostramos a menina e ele admitiu que estava esperando por ela", explicou.
Ainda conforme o major, após chegar à delegacia o idoso mudou a versão que havia dado e disse que era outra pessoa que ele estava esperando e não a jovem de 14 anos. O idoso ficou detido na delegacia, onde o caso será investigado pela Polícia Civil. O delegado da cidade irá ouvir os depoimentos do suspeito e dos familiares.

ENTENDA: ZITO ROLIM ESTÁ DEIXANDO TODOS OS POLÍTICOS DE CODÓ COM OS NERVOS A “FLOR DA PELE”


zito-232x300
Zito Rolim, prefeito

O fato do prefeito Zito Rolim ainda não ter divulgado quem ele vai apoiar nestas eleições tem deixando os políticos de Codó com os nervos a flor da pele. Isso é algo notório. Por onde se anda na cidade e também nas rodas de conversa pela famosa calçada do fuxico o tema é um só: quem Zito apoiará. Tem pré-candidato a prefeito em Codó que nem tem dormido durante a noite por conta da não “decisão” do atual prefeito Zito Rolim. É fato que todos os pré-candidatos a prefeito de Codó gostariam de ter o apoio do prefeito Zito, isso é fato, mas pelo visto eles ainda vão ter que aguardar mais alguns dias para ter essa resposta de Rolim.

E DEPOIS DA DECISÃO?

Após o prefeito se decidir sobre quem apoiar, e possivelmente sobre seu futuro político, já que dependendo de quem ele apoiar tem tudo a ver sobre sua vivencia na política, ai sim, a “cobra vai fumar”. Se o prefeito Zito for apoiar o jovem empresário Francisco Nagib, os outros grupos podem fazer um grande “CHAPÃO”, e partir para cima de Zito e Nagib como o “diabo bota em alma de crente”. Caso Zito não decidir apoiar Nagib aí é que o sistema será bruto. Portanto, meu amado prefeito Zito Rolim também deve estar dormindo pouco nesses últimos meses de pré-campanha, pois Zito também está prestes a tomar uma decisão muito importante em sua vida pública. Essa decisão muito breve será anunciada e creio eu que Rolim fará a escolha certa, pois tem mostrado que de política ele entende muito bem. VAMOS AGUARDAR.

Fonte: Blog do De Sá

Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo terceiro mês


A bandeira tarifária aplicada nas contas de energia elétrica em junho será a verde, ou seja, não haverá acréscimo de valor para os consumidores. Este é o terceiro mês seguido em que a bandeira definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é verde. A decisão foi tomada hoje (31), em reunião extraordinária da diretoria da agência.

Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira verde foi possível por causa do resultado positivo do período úmido, que recompôs os reservatórios das hidrelétricas. Além disso, houve o aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico do país.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha (com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos). Em março, passou para amarela (com taxa de R$ 1,50 a cada 100 kWh) e, em abril e maio, a bandeira foi verde.

O sistema de bandeiras tarifárias foi adotado como forma de recompor os gastos extras das distribuidoras de energia com a compra de energia de usinas termelétricas. A cor da bandeira que é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) indica o custo da energia elétrica, em função das condições de geração de eletricidade.

Por exemplo, quando o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas está mais baixo, por causa da falta de chuvas, é preciso aumentar o uso de usinas termelétricas para garantir a energia necessária para o país. Como a energia gerada por termelétricas é mais cara, o custo da energia fica maior, e a bandeira tarifária passa a ser amarela ou vermelha. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste está atualmente em 56,6% de sua capacidade máxima.

De acordo com a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, sem acréscimo no reajuste tarifário anual das distribuidoras. Segundo a agência, a bandeira torna a conta de luz mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.


Fonte: Agência Brasil

Ministério da Justiça cria núcleo de combate a crimes contra mulheres


Núcleo de Proteção à Mulher será vinculado à pasta, diz ministro.
Anúncio foi durante encontro com secretários de Segurança do país.


O presidente em exercício, MIchel Temer, e o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, durante reunião com secretários de segurança dos estados nesta terça-feira (31) (Foto: Marcelo Camargo/ABr) 
O presidente em exercício, MIchel Temer, e o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, durante reunião com secretários de segurança dos estados nesta terça-feira (31) (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciou nesta terça-feira (31) a criação de um Núcleo de Proteção à Mulher, vinculado à pasta. Em uma reunião com secretários de Segurança Pública do país, o ministro afirmou que o órgão servirá para “coordenar trabalhos de combate à violência à mulher”. A criação do setor se dá após a divulgação de um caso relatado de estupro coletivo contra uma adolescente de 16 anos no Rio de Janeiro.

“A mulher é anos e anos agredida e acaba matando o agressor. Outro fato grave que detectamos é o filho que acaba matando o pai para defender a mãe”, afirmou o ministro durante o encontro. A reunião aconteceu na sede do Ministério da Justiça, em Brasília.
A criação do setor já havia sido anunciada pelo presidente em exercício, Michel Temer, em sua conta pessoal no Twitter no último dia 27. "Vamos criar um departamento na Polícia Federal tal como fiz com a delegacia da mulher na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Ela vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país", escreveu Temer.

Mesmo sendo convocada antes do caso de estupro coletivo investigado no Rio, o tema se tornou uma das principais pautas do encontro. Inicialmente, o objetivo seria discutir o Plano Nacional de Segurança Pública, com foco no combate a homicídios pelo país.
Na reunião, o presidente em exercício, Michel Temer, defendeu políticas para coibir abusos contra mulheres por entender que existe “uma onda crescente” de casos do tipo. "Há violência permanente contra a mulher em todos os estados. Violência é algo que deve ser banida. Para ser banida, precisamos de uma atuação conjunta da União com estados e municípios", disse Temer na reunião.
Em um breve discurso aos secretários, Michel Temer propôs um "esforço conjunto" entre União, estados e municípios para combater a violência contra mulheres. Segundo ele, o encontro com os gestores estaduais de segurança pública pode funcionar como "símbolo" de que o país está preocupado com o fenômeno. Temer deixou o ministério às 10h30 sem falar com a imprensa.

Entenda o caso

No caso do estupro coletivo no Rio, a vítima afirmou se lembrar de estar a sós na casa do rapaz com quem se relacionava havia três anos e disse só se recordar de que acordou no último domingo (22), em uma outra casa, na mesma comunidade, com 33 homens armados com fuzis e pistolas. Ela conta no depoimento que estava dopada e nua.
A jovem relatou que foi para casa de táxi, após o ocorrido. Ela admitiu que faz uso de drogas, mas disse que não utilizou nenhum entorpecente no sábado (21). Na terça (24), ela descobriu que imagens dela, sem roupas e desacordada, circulavam na internet. A jovem contou ainda que voltou à comunidade para buscar o celular, que tinha sido roubado.
O laudo da perícia do caso de estupro coletivo da jovem de 16 anos no Rio diz que a demora da vítima em acionar a polícia e fazer o exame foi determinante para que não fossem encontrados indícios de violência, como antecipou o Bom Dia Rio nesta segunda-feira (30). Ela foi examinada quatro dias após o crime.
Além do exame de corpo de delito, a polícia também fez uma perícia no vídeo que foi divulgado nas redes sociais, no qual a jovem aparece desacordada. Os resultados das análises serão informados nesta segunda pelos investigadores.
No último domingo (29), o Fantástico adiantou algumas informações que estarão no laudo feito sobre as imagens. Após polêmicas envolvendo a investigação, o antigo delegado do caso foi afastado por dizer que não havia indícios de estupro.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Viatura capota na BR-135 e deixa pelo menos um policial ferido

Viatura capotou no Km 18 da BR-135, nesta manhã (Foto: Divulgação/PRF-MA)

Uma viatura da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) capotou após a quebra de uma das rodas dianteiras na BR-135 no início da manhã desta segunda-feira (30). O motorista do automóvel, soldado Osmi de Moraes, ficou ferido.

O acidente com a viatura que atende a área do Maracanã, Distrito Industrial de São Luís (MA), aconteceu no Km 18, trecho próximo à subestação da Eletronorte. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local.

O policial militar foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Clementino Moura (‘Socorrão II’), no bairro da Cidade Operária, sem lesões externas, segundo informou a PRF.

PM embriagado invade ciclofaixa e atropela dois ciclistas em Teresina

Ciclistas foram atropelados por motorista embriagado (Foto: Divulgação/PM)

Um motorista invadiu a ciclovia e atropelou dois ciclistas na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, por volta das 20h desse sábado (28). Segundo o coronel Costa Lima, do 5º Batalhão, o condutor foi identificado como um policial militar, que estava dirigindo embriagado e teria perdido o controle do veículo.

"Apesar do susto, as vítimas tiveram ferimentos leves, foram socorridas pelo Samu e em seguida levadas para o Hospital de Urgência de Teresina. Elas passam bem e conseguiram transferência para um hospital particular da capital. Já o PM foi detido no local do acidente e encaminhado para a Central de Flagrantes", informou.

Motorista de atropelamento foi identificado como policial militar (Foto: Divulgação/PM) 
Motorista de atropelamento foi identificado como
policial militar (Foto: Divulgação/PM)
 
O coronel revelou que ao ser conduzido para o distrito, o motorista fez teste de alcoolemia e o exame deu positivo, comprovado a embriaguez do policial. Após autuação, ele foi levado para o presídio militar, onde responderá pelo atropelamento e processo administrativo.

O condutor foi identificado como Jerry Wendel Santana Silva, soldado lotado no batalhão de Esperantina e que estava de folga em Teresina. O G1 entrou em contato com a Corregedoria da Polícia Militar, mas não teve retorno das ligações.

Renan Ribeiro, do The Voice Brasil, morre em acidente em rodovia

O cantor Renan Ribeiro, de 26 anos, morreu na noite de domingo (29) na Rodovia João Tozella (SP-147), em Mogi Mirim (SP). Ele dirigia sozinho uma caminhonete que bateu de frente com uma carreta, segundo a Polícia Rodoviária.

Renan Ribeiro participou da última etapa do programa “The Voice Brasil”, da TV Globo, e hoje lançaria uma nova versão da música “Gatinha Manhosa”, sucesso nos anos 80 na voz de Leo Jaime.

Imagem feita logo após o acidente mostra que carro de cantor ficou destruído.

Em depoimento à polícia, o motorista da carreta contou que o carro do cantor vinha na contra mão, em zig zag, e que piscou diversas vezes com o farol alto. Ao perceber que a colisão seria inevitável, fez um movimento brusco com o caminhão para o acostamento esquerdo da via, em uma tentativa de evitar o acidente, mas Renan teve a mesma ideia e saiu para o mesmo lado, causando a batida lateral.

Carro do cantor Renan Ribeiro após o acidente em estrada (Foto: Arquivo Pessoal)
Carro do cantor Renan Ribeiro após o acidente em estrada (Foto: Arquivo Pessoal)

O corpo do cantor está no Instituto Médico Legal (IML) de Mogi Guaçu (SP). Os horários do velório e do enterro não foram informados. Renan Ribeiro era da cidade de Conchal, também no interior paulista.

André Ricardo Nantes, produtor e amigo do cantor, disse que Renan, que era fã de Cristiano Araújo, 'não queria acabar como o ídolo'. "Tinha um futuro promissor e só passava coisas boas para nós, mas o destino não deixou que acontecesse o resto", desabafou Nantes.

Carreta que colidiu de frente com o carro do cantor Renan Ribeiro (Foto: Reprodução EPTV)
Carreta que colidiu de frente com o carro do cantor Renan Ribeiro (Foto: Reprodução EPTV)

The Voice e Cristiano Araújo

Na edição do "The Voice Brasil', Renan Ribeiro ficou no time do Michel Teló. Nascido em Araras (SP) o cantor comentava que tinha orgulho de ter subido ao palco com Cristiano Araújo, cantor que morreu há cerca de um ano após uma acidente automobilístico. Renan comentava que nos shows parava a música para falar de Araújo e depois cantava músicas dele.

Última postagem do cantorRenan Ribeiro  é trecho de show em Leme (Foto: Reprodução/Instagram)
Fãs lamentam na última postagem do cantor Renan Ribeiro, um trecho do último show realizado na sexta-feira (Foto: Reprodução/Instagram)

Despedida dos fãs

No Instagram oficial de Renan, a última postagem é um vídeo com um trecho do show feito pelo cantor na sexta-feira (27), em Leme (SP). Na postagem, ele agradece ao público pelo carinho em sua última apresentação: "Obrigado a toda galera que compareceu no #sinhôbarriga em Leme-SP vibe top demais!!"

No Instagram do fã clube "Teu Sorriso Renan Ribeiro"  fotos em homenagem ao cantor foram postadas. Na mensagens, as fãs lamentam o acidente e dizem não acreditar na morte de Renan.

100 mil visualizações

Em uma das últimas postagens em uma rede social, o cantor comemorou a marca de 100 mil visualizações do clipe " Nhé Nhé Nhé". "Quero agradecer o enorme carinho e o presente que recebi dos meus fãs e seguidores. Ontem meu video clipe "Nhé Nhé Nhé" atingiu a marca de 100 mil visualizações no YouTube. Não tenho palavras para agradecer. Meu muito obrigado. Amo cada um de vocês que me segue e prestigia o meu trabalho", escreveu o cantor.

Renan Ribeiro canta sertanejo na Audição do The Voice Brasil (Foto: Isabella Pinheiro/Gshow)

Adolescente suspeito de assaltos é seguido por vítima e morre a tiros

Um adolescente de 16 anos, suspeito de ter realizado arrastões na região do bairro Bela Vista, Zona Sul de Teresina, foi morto a tiros na noite do domingo (29). Segundo a polícia, o rapaz praticava assaltos em uma motocicleta acompanhado de um comparsa, quando foi seguido por uma terceira pessoa, a quem a polícia acredita que seja uma das vítimas da dupla.
Delegado Barêtta fala sobre a prisão. (Foto: Gilcilene Araújo/G1) 
Delegado Barêtta fala sobre a prisão

Segundo o delegado Francisco Barêtta, da Delegacia de Homicídios, o corpo do jovem foi encontrado em frente a um comércio que fica no Loteamento Novo Bela Vista III. Ao lado da vítima, a polícia achou um revólver calibre 38 com três munições, sendo uma deflagrada e duas intactas. A suspeita é que houve troca de tiros no local do crime.

Conforme o delegado Francisco Barêtta,  a motocicleta na qual os dois andavam, tinha sido roubada e foi encontrada, suja de sangue, no bairro Irmã Dulce, também na Zona Sul da capital. Segundo o delegado, o comparsa que acompanhava o adolescente morto pode ter sido ferido.

"Algumas testemunhas já foram ouvidas, o que confirmam que esses dois cidadãos praticavam assaltos e arrastões nos bairros da Zona Sul. Em certo momento, eles foram seguidos por uma pessoa quando e surpreendidos por disparos de arma de fogo. O dono da motocicleta já compareceu à delegacia e reconheceu o veículo e o suspeito", contou.

Polícias Militar e Civil já têm a identificação do comparsa do jovem morto e fazem diligências para  prender o suspeito que continua foragido.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Após perseguição, polícia prende dois jovens; um deles estava armado



A Polícia Militar de Coroatá estava investigando uma denúncia no bairro da Maracangalha, em uma “boca de fumo”, quando observou um veículo chegando ao local. Dois jovens estavam no carro e um deles foi visto com um revolver. Quando a PM tentou abordar os rapazes eles empreenderam fuga. Houve perseguição e os dois só foram detidos quando desceram do veículo já no centro da cidade.

Foram presos o jovem identificado como Vinícius, bastante conhecido, que trabalha em um carro de som, e outro rapaz conhecido como “Fogueteiro”, ele segundo a polícia estava com a arma. Vinícius foi liberado logo em seguida. Os dois disseram à polícia que se assustaram ao ver a viatura, por saber que a arma estava dentro do veículo. O revolver seria de um segurança que presta serviços para o proprietário do carro.

A polícia confirmou que os dois rapazes não tem antecedentes criminais. O segundo jovem (“Fogueteiro”) só não foi liberado – caso pagasse a fiança por porte ilegal de arma de fogo – porque a juíza não encontra-se na cidade.

“Foi um erro eles terem se precipitado empreendendo fuga. Não sabíamos com quem estávamos lhe dando e tivemos que agir rápido. Poderia ter acontecido algo grave”, disse o comandante da Polícia Militar Capitão Ricardo.

Corpo é encontrado amarrado e com marcas de tiros às margens de BR

Cápsulas de revólver calibre 38 também foram encontradas (Foto: Erasmo Alencar/ FM News)
Cápsulas de revólver calibre 38 também foram encontradas (Foto: Erasmo Alencar/ FM News)

 Um cadáver foi encontrado nesta quarta-feira (25) às margens da BR-316, entre as cidades de Francisco Macêdo e Marcolândia, no Sul do Piauí. Segundo a Polícia Militar, a vítima seria um homem ainda não identificado, que teria sido torturado e morto a tiros, já que a vítima estava com as mãos amarradas para trás e coberta com um lençol.

O corpo foi encontrado em avançado estado de putrefação. A polícia investiga se a vítima foi morta em outro local e o corpo foi deixado em um lugar diferente ou se o crime ocorreu onde o cadáver foi encontrado. Várias cápsulas de balas de revólver calibre 38 também foram encontradas no local.

Outra informação que a polícia está investigando é se o corpo encontrado é de um morador da comunidade Sítio Samambaia, município de Araripina, estado de Pernambuco, que está desaparecido desde segunda-feira (25).

O local foi isolado e uma equipe da Polícia Civil realizou uma perícia para coletar provas para tentar desvendar o crime.

Delegado da Polícia Civil é preso por desviar combustível no Maranhão

Um delegado da Polícia Civil identificado como Alessandro de Oliveira Passos Dias foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (25), no município de Morros, a 100 km de São Luís, por suspeita de desvio de combustível e por pagamento de fiança.

Segundo informações da polícia o delegado Alessandro, que atualmente é titular da delegacia de Morros, é suspeito de desviar cerca de 400 mil reais em combustível.

Além dele, também foram presos mais dois funcionários administrativos identificados como Adernilson Carlos Silva e Paulo Jean Dias da Silva. Os dois funcionários atuam no setor de segurança em Morros.

O delegado e os dois funcionários foram autuados na Secretaria de Segurança do Maranhão, em São Luís, e logo em seguida foram encaminhados para um pavilhão que fica ao lado da Delegacia da Cidade Operária (Decop), no bairro Cidade Operária, na capital. O pavilhão é reconhecido por abrigar policiais civis presos no estado maranhense.

Alessandro de Oliveira Passos Dias já atuou nas delegacias dos municípios de Barreirinhas, São João dos Patos, Rosário e atualmente estava na cidade de Morros.
 

Morre o cantor e compositor maranhense Papete

Papete morreu aos 68 anos, vítima de câncer de próstata (Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo)
Papete morreu aos 68 anos, vítima de câncer de próstata (Foto: De Jesus/O Estado/Arquivo)

Morreu no início da madrugada desta quinta-feira (26) aos 68 anos o engenheiro ambiental, cantor e compositor José de Ribamar Viana, o ‘Papete’. Papete lutava contra um câncer de próstata, diagnosticado este ano. O músico estava internado em um hospital em São Paulo, e o quadro havia piorado nos últimos dias.

O corpo de Papete deve ser transferido para São Luís ainda nesta quinta-feira, onde será velado na Casa do Maranhão, região central da capital maranhense.

Pelas redes sociais, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) rendeu homenagens ao artista e destacou o trabalho de Papete. “Minhas homenagens ao querido cantor e compositor maranhense Papete, que nos legou uma grande e imortal obra”, escreveu.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, lamentou a perda do instrumentalista e reconheceu seu destacado trabalho pela cultura do Maranhão. “O Brasil perde um grande artista. Músico, percussionista de fama internacional, compositor e intérprete, nos deu grandes canções e tornou inesquecível a festa junina, especialmente aqui no Maranhão. Meu amigo pessoal, hoje é um dia de muita tristeza para mim e para todos que com ele conviveram. Que Deus conforte a família, os amigos, e que Papete siga em paz.”, disse.

Trajetória

Papete nasceu em Bacabal – a 240 km de distância da capital –, e é uma das principais referências do São João do Maranhão, com canções e composições que marcaram gerações, como ‘Bela Mocidade’, ‘Boi da Lua’ e ‘Coxinho’. Seu trabalho mais destacado é ‘Bandeira de Aço’.

Papete foi reconhecido um dos melhores percussionistas do mundo, nos anos de 1982, 1984 e 1987, quando participou do ‘Festival de Jazz de Montreux’, na Suíça.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Homens se passam por policiais para roubar residências

Delegado Menandro Lopes (Foto: Fernando Brito/G1)
Delegado Menandro Lopes (Foto: Fernando Brito/G1)

A delegacia de Entorpecentes de Teresina (Depre) vem recebendo denúncias de que pessoas  que estão se passando por agentes do órgão para invadir casas. Segundo o delegado Menandro Pedro, já foram recebidas 15 denúncias até o momento, mas diz que as pessoas estão com medo de registrar as ocorrências na delegacia. A maior incidência se dá na Zona Sul da capital, porém há registros de ocorrências em outras regiões da cidade.

“Isso dificulta o trabalho da polícia porque nós queremos prender essas pessoas. Já temos suspeitos e estamos investigando o caso. Eu peço para que as pessoas que presenciarem esse fato percam o medo e venham até a delegacia formalizar a denúncia e reconhecer os suspeitos”, disse.

Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos chegam à casa da vítima com um carro sem identificação, vestidos de preto com um distintivo parecido com o da polícia e balaclava.

“Eles chegam invadindo a casa, se apresentam como policiais e dizem que naquele local tem droga. Começam a revirar tudo e quando acham drogas, eles levam e também roubam dinheiro. Os suspeitos ainda sequestram a pessoa e a deixam em local mais distante”, explicou.

Segundo o delegado, quando há uma operação os policiais da DEPRE agem como manda a lei e todas as operações são comandadas pelos delegados do órgão. “Não fazemos uma operação sem cumprimento de busca e sem a presença de um delegado. Sempre estou no comando ou os delegados Thales de Moura, Alfredo Cadena e Matheus Zanatta. Apresentamos nosso distintivo e um mandado para entrar no local”, esclareceu.

PRF inicia Operação Corpus Christi com reforço nas BRs do Piauí

Trabalho de recolhimento de animais já começou na BR-404, que liga a cidade de Pedro II, no Piauí (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira (24) a Operação Corpus Christi que segue até meia-noite de domingo (29). No Piauí, a PRF anunciou reforço no policiamento das BRs, principalmente nas rodovias que ligam Teresina ao litoral e a cidade de Pedro II, onde ocorre um festival musical durante o feriadão.

Nesta terça-feira foi iniciado o trabalho de apreensão de animais na BR-404, que liga as cidade de Piripiri a Pedro II. O Festival de Inverno ocorre entre os dias 26 e 29 de maio tem confirmados nomes como Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, que sobem juntos para cantar em dueto, Gal Costa e a banda carioca Paralamas do Sucesso.

Segundo a PRF, a BR-404 deve ser percorrida com especial atenção pelos condutores, uma vez que possui apenas uma faixa para cada sentido, bem como vários trechos com curvas, aclives e declives. Além disso, receberá fluxo intenso, especialmente à noite, em razão das atrações previstas no planejamento do evento que foi publicado.

As infrações que receberão especial atenção na fiscalização são ultrapassagens, excesso de velocidade, uso de capacete e condução de veículo sob efeito de álcool.

A PRF coloca à disposição da sociedade todo seu aparato, com 310 policiais, 40 viaturas, 10 etilômetros e 5 radares, além de grupamentos táticos de combate ao crime. Quem desejar fazer denúncias, deve ligar 191 e uma Central receberá a informação para repasse à equipe mais próxima ao local apontado.

Orientações da PRF
Velocidade
O condutor deve respeitar os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedecer as placas de sinalização; onde não existir sinalização ou onde esta estiver prejudicada, deve manter velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes.

Ultrapassagem
Ultrapassar sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certificar-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado seu desejo de fazê-lo, dar a preferência. Aguardar a vez. Sinalizar toda a manobra com antecedência e não realizar ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos.
Atenção redobrada ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura. Ao ser ultrapassado, não acelerar, não mudar a trajetória do veículo e manter distância segura do veículo à frente.

Álcool e outras drogas
Não há viagem para quem bebe ou usa drogas e dirige. Além de ser crime, os riscos para acidentes aumentam consideravelmente. Conduzir um veículo nas estradas é uma tarefa complexa que exige decisões rápidas, seguras e responsáveis. Álcool e drogas diminuem o reflexo, provocam sonolência, perturbação na visão e nos sentidos. Se for dirigir, não beba e nem utilize qualquer substância entorpecente.
Motocicletas
Usar sempre capacete.
Manter distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”.
Antes de trocar de faixa de rolamento ou ao aproximar-se de um cruzamento, usar os retrovisores e observar atentamente o local;

Não trafegar próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Não circular com o farol apagado, pois dificulta a visualização da motocicleta pelos veículos que estão em sentido contrário.

Motorista do presidente da Câmara de Bom Jesus das Selvas ostenta nas redes sociais


"Magrão Ostentação" exibe notas nas redes sociais 
Uma foto publicada em vários grupos de WhatsApp de Bom Jesus das Selvas, na região Tocantina, movimentou o município neste início de semana e causou revolta entre os moradores.
O jovem de nome Adalberto, mais conhecido na cidade pelo apelido de “Magão”, aparece se refrescando com notas de R$ 100 e R$ 50, numa demonstração de pura ostentação.
Adalberto é motorista do presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas, vereador Abdalla da Costa, e é o responsável, segundo vários moradores, pelo transporte de valores sacados da conta do Parlamento Municipal. Tudo com a anuência do seu chefe, que faz oposição ferrenha à prefeita Cristiane Damião.
O caso do motorista “Magão” é apenas um dentre várias enroladas envolvendo o vereador Abdalla da Costa.
De acordo com denúncias de moradores e de outros vereadores, Abdalla deixa à disposição de seu filho, o vice-prefeito Abdalla Filho, um veículo oficial da Câmara.
O vice-prefeito, ainda segundo as denúncias, tem a senha bancária da Câmara e a acessa com frequência para realizar pagamentos, transferências e outras transações.
Banheiro custou R$ 100 mil - 
Abdala  (ao celular) e o filho (camisa roso) mandam e desmandam na Câmara
Uma das chamadas atrocidades cometidas pelo vereador Abdalla e o seu filho foi a reforma, pela bagatela de R$ 100 mil, de um único banheiro da Câmara Municipal com tamanho de apenas 15 metros.
“É um absurdo. Ele [Abdalla] confunde o público com o privado. E os seus funcionários seguem a mesma linha. Se o leque do motorista está recheado assim, imagina como não estará o abano do presidente da Câmara!”, disparou uma estudante da cidade que preferiu não revelar o nome.

CAXIAS: Repórter Paulo Rogério morre aos 53 anos



Aos 53 anos de idade morreu no início da tarde desta terça-feira(24), o repórter Paulo Rogério, funcionário da Tv Sinal Verde Caxias. De acordo com informações, ele teria sofrido um infarto, chegou a ser socorrido no Hospital Geral, mas não resistiu e veio a óbito.

Paulo Rogério, popularmente chamado de "O Polêmico", atuava na área cobrindo reportagens policiais, além de apresentar programas dentro da grade da emissora caxiense, onde se popularizou pelos seus comentários e posicionamentos de acordo com o tema exibido.

O corpo de Paulo Rogério foi levado ao HGM para necropsia. O velório ocorrerá na funerária Renascer, e os familiares ainda decidirão onde vai ocorrer o sepultamento.

Paulo era casado e deixa filhos.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Homem é preso suspeito de maus tratos contra idosa

Um homem identificado apenas como Manoel foi preso em Santa Inês, a 250 km de São Luís, sob suspeita de maltratar a esposa, uma idosa de 70 anos. Segundo a polícia, a idosa era mantida 24 horas por dia dentro do quarto de uma casa suja e com problemas nas estruturas. Ela estava se alimentando apenas de farinha e água.

O delegado regional Raphael Reis disse que a polícia recebeu denúncias do Ministério Público. “Na verdade, o posicionamento foi feito pelo Ministério Público. A Polícia Militar dando apoio, inclusive com a presença de um assistente social no local, pode constatar a situação de flagrante que ocorria no local e foi feita a prisão desse indivíduo”, afirmou.
Segundo o delegado, o interesse do marido era permanecer recebendo o dinheiro da aposentadoria da mulher. Ele chegou a confessar que fez empréstimos bancários usando o cartão do benefício, e que o dinheiro ele investiu na reforma da casa de outra mulher que seria amante dele.
idosa estava vivendo em condições desumanas (Foto: Reprodução/TV Mirante)Idosa de 70 anos estava vivendo em condições
desumanas (Foto: Reprodução/TV Mirante)
“Ele nos afirmou que esses empréstimos seriam dirigidos à reforma da casa de uma amante que ele possuía e, segundo ele, esse quarto seria para abrigar a esposa, mas é difícil de acreditar nessa versão”.
Depois da prisão do suspeito, a filha da idosa retirou ela de dentro da casa. Na delegacia o homem disse não saber o próprio nome e nem idade. A polícia tenta encontrar os documentos dele.
“A mulher tem aproximadamente 70 anos de idade, portanto ela já está abrigada pelo Estatuto do Idoso. O homem foi autuado em dois crimes especiais dessa lei: a retenção dos cartões de crédito da vítima e os maus tratos. Ele também responderá por cárcere privado”, declarou o delegado.

Suspeito será autuado por maus tratos e cárcere privado (Foto: Reprodução/TV Mirante)Suspeito será autuado por maus tratos e cárcere privado (Foto: Reprodução/TV Mirante)

Preso assaltante de banco mais procurado

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Maranhão e 10ª Delegacia Regional de Araguatins (TO) prendeu, na cidade de Augustinópolis – a 615 km de distância de Palmas, na região conhecida como Bico de Papagaio –, um dos assaltantes de banco mais procurados das regiões Norte e Nordeste. A informação foi confirmada ao G1 pelo secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela. Hélio Sousa Sena é maranhense, natural de Imperatriz – região oeste do Maranhão –, e foi enquanto tentava obter documento falso para fugir do Brasil.

De acordo com a Superintendência Estadual de investigações Criminais do Maranhão (Seic-MA), Hélio Sena possui mais de 100 anos de condenação por roubos a banco. No Maranhão, ele é acusado de ter chefiado a quadrilha que assaltou os bancos das cidades de Amarante do Maranhão, Buriticupu, Grajaú e Santa Luzia.

Ele chegou a ficar preso no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, e em 2015 fugiu do sistema penitenciário do Pará. Hélio era chefe de uma quadrilha que utilizou de extrema violência contra reféns em ações criminosas nos anos de 2002 e 2003.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Comerciante é baleado após tentativa de assalto



A tentativa de assalto aconteceu na manhã desta quinta-feira (05), em um comercio localizado na Rua do Sol, no centro de Coroatá.

Três indivíduos (um deles menor de idade) entraram no estabelecimento comercial logo que o mesmo estava sendo aberto e anunciaram o assalto. A polícia ainda não sabe o que aconteceu dentro do local, o fato é que um dos indivíduos efetuou disparos de arma de fogo, um dos tiros atingiu o ombro do comerciante. “Budin”, como é conhecido o dono do estabelecimento, foi levado para a UPA de Coroatá, mas não corre risco de morte.

Os três rapazes fugiram após o crime, mas horas depois acabaram presos pela Polícia Militar e confessaram tudo.

Prefeitura de Parnaíba abre inscrição de concurso com 110 vagas

A Prefeitura de Parnaíba, litoral do Piauí, abre nessa sexta-feira (6) as inscrições de concurso público para o preenchimento de 120 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 880 a R$ 5.500, além de outros benefícios (confiral o edital).

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, pelo site da organizadora do certame. As taxas variam de R$ 50 a R$ 100. As provas objetivas estão previstas para o dia 5 de junho de 2016.
As oportunidades são para os cargos de bombeiro hidráulico (1); condutor socorrista (6); eletricista (1); maqueiro/facilitador (5); motorista categoria D.

Já para o nível médio as vagas são para artesão (1); atendente social; auxiliar de saúde bucal (13); técnico em edificações (1); técnico de laboratório (1); técnico em enfermagem; técnico em enfermagem urgentista; técnico em radiologia; telefonista auxiliar de regulação médica - TARM (8).
Para nível superior as oportunidades são para: assistente social (1); cirurgião-dentista/ especialista em pacientes com necessidades especiais e pediatria (2); cirurgião-dentista com especialidade em prótese dentária (1); cirurgião-dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial (1); dentista (8); educador físico (1); enfermeiro (15); enfermeiro (4); enfermeiro especialista (1); enfermeiro urgentista (7); farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico (8); médico nas especialidades de anestesiologista (1); cardiologista; clínico geral (1); infectologista (1); médico psiquiatra (2); ultrassonografista (1); médico urgentista (11); nutricionista (2); psicólogo (2); terapeuta ocupacional (1).

Roseana Sarney, Ricardo Murad e mais 14 viram réus por denúncias na Saúde

Justiça acatou denúncias contra empreiteiros, ex-secretários e membros da comissão de licitação. Fraude em licitação, superfaturamento de contratos e desvio de recursos para campanhas são algumas das acusações.
O juiz Fernando Mendes Cruz (7ª Vara Criminal) acatou denúncia contra 16 pessoas acusadas de fraude na Saúde do Maranhão durante a gestão da ex-governadora Roseana Sarney.
Ela é uma das denunciadas. Seu cunhado, Ricardo Murad, ex-secretário de saúde e todo poderoso da então gestão, também. Além deles, a Justiça acatou denúncias contra empreiteiros, ex-secretários e membros da comissão de licitação.

Fraude em licitação, superfaturamento de contratos e desvio de recursos para campanhas eleitorais são algumas das acusações. 

Segundo o juiz, "restam presentes as condições legais, bem como indícios de autoria e materialidade para o exercício da ação penal. A denúncia preenche ainda o art. 41 do CPP (Código de Processo Penas), quais sejam: a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado." 

Ex-servidores acusados

- José Márcio Soares Leite (foto), ex-secretário adjunto da Saúde e homem de confiança de Ricardo Murad à época.
- Antonio Gualberto Barbosa Belo, Secretário Adjunto de Saneamento da Secretaria de Saúde;
- Fernando Neves Costa e Silva, Secretário Adjunto da Administração e Finanças;
- Gardênia Baluz Couto, Presidente da Comissão de Licitação da Secretaria de Saúde;
- Rosane Campos da Silva Melo, Presidente da Comissão de Licitação da Secretaria de Saúde;
- Sergio Sena de Carvalho, gestor do fundo estadual de saúde, coordenador de despesas da Secretaria da saúde.

Empreiteiros acusados

- Os proprietários da Dimensão Engenharia (Antônio Barbosa (foto) e Mirella Barbosa)
- Lastro Engenharia (Oswaldino Pinho)
- Geotec Construções (Antonio Oliveira Neto)
- JNS Canaã Construções (Delci e Jefferson Nepomuceno)
- José Orlando Soares, sócio da empresa Soares Leite
- Osório Guterres de Abreu, sócio representante legal da empresa Guterres Construções e Comercio Ltda.

A denúncia contra Roseana

"Roseana Sarney Murad, ex-governadora do Estado, aduz a denúncia, em síntese, que as transações de recursos para as empresas contratadas sem licitação, se destinaram para financiar sua campanha eleitoral e seu partido, no pleito de 2010, na quantia de R$1.950.000,00, sendo a mesma responsável, nos termos do art. 21 da lei 9504/1997, pelos recursos recebidos na campanha eleitoral, constante no anexo 1, II, III, do volume 1, autos oriundos da Procuradoria Geral da República(NF 1.00.000.000771/2014-55), registrado no SIMP-MPMA 1228-500/2015, bem como, pelo fato de ter encabeçado, na condição do cargo que ocupava, os atos de divulgação das obras, inaugurações e ampla companhia publicitária pré-eleitoral, pondo os negócios dos hospitais em grande quantidade, como atos administrativos em seu nome, nos termos do art. 54 c/c 69, I e III, da Constituição Estadual e art. 49, da LC 101/2000, cometendo em tese,condutas descritas no ar. 89, parágrafo único, 90, 96, I, 97, todos da Lei nº9666/1993 e arts. 288, 299 e 312, todos do CPB".
Denúncia contra Ricardo Murad

"Ricardo Jorge Murad, ordenador de despesas, como Secretário de Estado de Saúde, era de sua competência, nos termos do art. 68, I, da Constituição Estadual; solidariamente responsável, nos termos do art. 1º,§1°, na gestão fiscal e executor da política estadual do governo da então chefe do poder executivo,por pactuar os contratos, decorrentes das licitações dos 64 hospitais de 20 leitos, ordenando a maior parte das despesas(art. 58-LC 101/2000), havendo indícios, em tese, da prática dos delitos descritos no arts. 89, 90,96, I, 97, da Lei n°8666/1993, c/c arts. 288, 299 e 312 do CPB;"

Lista dos denunciados
1. Antonio Barbosa de Alencar
2. Antonio Gualberto Barbosa Belo
3. Antonio Jose de Oliveira Neto
4. Delci Aparecida Toledo M. Nepomuceno da Silva
5. Fernando Neves da Costa e Silva
6. Gardenia Baluz Couto
7. Jefferson Nepomuceno da Silva
8. Jose Marcio Soares Leite
9. Jose Orlando Soares Leite Filho
10. Mirella Palácio de Alencar
11. Osório Guterres de Abreu
12. Osvaldino Martins de Pinho
13. Ricardo Jorge Murad
14. Rosane Campos da Silva Melo
15. Roseana Sarney Murad
16. Sergio Sena de Carvalho

Criança é apreendida em salão de Umbanda e relata ritual com cortes

Criança que prestou depoimento na DPCA saiu acmpanhada  (Foto: Ellyo Teixeira/ G1)

Uma operação conjunta das polícias Civil do Maranhão e Piauí resultou na apreensão de uma criança que estava no mesmo salão de Umbanda, na zona rural da cidade de Timon, onde a menina Francisca Alice Silva Barreto, morta com indícios de intoxicação, teria passado por ritual de cura. A ação ocorreu nesta quinta-feira (5).

Delegado Lucy Keiko, de Teresina (Foto: Catarina Costa/G1) 
Delegado Lucy Keiko, de Teresina (Foto: Catarina
Costa/G1)

A menina apreendida foi trazida para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em Teresina, onde prestou depoimento e confirmou que passou por um ritual de purificação em que são feitos cortes pelo corpo. “A criança é bem inteligente, mas não está estudando. Em depoimento, ela relatou como era feito todo o processo (do ritual). A menina contou que teve os cabelos cortados e marcas em forma de cruz foram feitas pelo pessoal do salão de umbanda durante um ritual religioso. Ela foi levada pelos pais para o local”, contou o conselheiro tutelar de Teresina Djan Moreira.

Após prestar depoimento na DPCA, a menina foi entregue aos cuidados do Conselho Tutelar de Timon, que está acompanhando a mãe da criança apreendida e vai continuar a investigação. A mãe não quis falar com a reportagem do G1. Uma filha da proprietária do salão de Umbanda, bem como seu advogado, também estavam na delegacia, mas também não quiseram falar com a imprensa.

Francisca Alice morreu no dia 28 de abril após 15 dias internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), com suspeita de intoxicação e tortura que teria sido praticada durante uma cerimônia religiosa. Um dia antes de vir a óbito, profissionais do HUT suspeitaram do abuso e pediram uma perícia para Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvis). O resultado da perícia confirmou o abuso, bem como que a criança estava infectada com o vírus HPV (human papilomavirus).
Promotora Vera Lúcia (Foto: Catarina Costa/G1 PI)Promotora Vera Lúcia (Foto: Catarina Costa/G1 PI)
A promotora de justiça da Vara da Infância e Juventude de Teresina, Vera Lúcia Santos, que acompanha o caso também confirmou o estupro. Ela disse que todas as crianças que frequentaram o ritual de cura vão passar por exames para saber se sofreram tortura ou foram vítimas de abuso sexual.
Conselheira Socorro Arrais revela detalhes sobre conversas com os pais da menina (Foto: Reprodução/TV Clube)Conselheira Socorro Arraes  (Foto: Reprodução/
TV Clube)
Conselho verifica se mais crianças foram abusadas
Três meninos que também teriam sido submetidos a ritual de purificação em um salão de umbanda, localizado a 20 km da cidade de Timon, no Maranhão, foram levados ao Instituto Médico Legal de Teresina (IML) e passaram por exames de corpo de delito na terça-feira (3). Segundo a conselheira tutelar Socorro Arraes, as suspeitas de abuso sexual e tortura não foram confirmadas pelos procedimentos.

“Foram feitos os exames e não ficou comprovado nem abuso sexual e nem agressão física. Essas crianças também estiveram no salão de umbanda e essa análise é justamente para saber se eles também sofreram lesões como a menina de 10 anos que morreu. Agora iremos encaminhar os resultados para o Ministério Público e para a Polícia Civil. Mais crianças continuam sendo investigadas”, contou.

Investigação

O delegado Luccy Keiko, gerente de policiamento metropolitano de Teresina, revelou ao G1 nessa quarta-feira (4) que a conclusão dos laudos sobre a morte da menina de 10 anos, suspeita de intoxicação e tortura em ritual, deve sair em 15 dias. Segundo ele, a perícia feita no corpo da criança deve apontar também quando ocorrreu o abuso sexual na vítima.

"A delegada Tatiana Trigueiro, titular do caso, vem tentando ao máximo agilizar o resultado dos exames feitos no corpo da menina e no líquido ingerido por ela. A informação repassada pelo IML [Instituto Médico Legal] é que os laudos devem ficar prontos até o dia 15 deste mês. Vamos aguardar, porque queremos apresentar um laudo final sem questionamento", contou o delegado.

HUT - Hospital de Urgência de Teresina (Foto: Fernando Brito/G1)Menina passou 15 dias internada no HUT (Foto: Fernando Brito/G1)
 
Luccy Keiko explicou que com os laudos prontos, a polícia terá a definição da causa da morte da menina e há algumas respostas que faltam sobre o crime de abuso. Segundo o delegado, a partir dos resultados se pode determinar quem teve contato com a criança ou até mesmo identificar o suspeito do estupro de vulnerável.

Sobre o casos de torturas em outras quatro crianças, o delegado informou que as investigações vão acontecer junto com a Polícia Civil de Timon, no Maranhão, local onde acontecia os rituais. Caberá ao estado vizinho apurar a responsabilidade do salão de umbanda.